Quando 1+1 é muito maior do que 2…

Paula Lobato Armond

Em 2017 a ABEM deu início a uma pós-graduação em um formato um pouco diferente do que estava acostumada, direcionada a um grupo muito heterogêneo – pessoas de diferentes formações (de engenheiro a pedagogo, passando por administrador, jornalista, designer, psicomotricista, psicólogo, nutricionista e por aí vai…) de contextos e idades totalmente variadas, de diferentes regiões do Brasil  e com conhecimentos bastante distintos em relação ao Método Montessori. Era um risco bem grande! Mas havia uma vontade enorme de levar o Montessori a mais pessoas e um grau de confiança profundo no histórico e na seriedade das instituições que estavam envolvidas nessa façanha – a ABEM, representada pela Talita de Almeida, a a Escola PETRA, representada pela Dayse Canano e a FACSA, representada pela Ana Ruth Lima. Desta maneira, decidiu-se levar o desafio adiante!

Em Maio/17 foi iniciado o curso com aproximadamente 40 alunos… muitas expectativas e muitas diferenças… é claro que o início foi conturbado! Mas esse grupo tinha um objetivo maior em comum: a busca genuína por um modelo de educação integral [que tinha como plano de fundo a educação dos próprios filhos, uma educação que um ou outro gostaria de ter tido, um caminho para a melhoria da sociedade] e a vontade legítima de conhecer o Método Montessori em sua essência.

A cada encontro, uma vez por mês no Rio de Janeiro, os ensinamentos profundos de Talita (que coloca significado e atenção a cada palavra, a cada movimento, a cada olhar, transbordando o que é o Montessori), a experiência e prática dos professores convidados (que dava “cor” aos novos encontros), a recepção calorosa de Dayse (com seu jeito encantador, carregado de cultura e de respeito a todos, colocando uma atenção profunda e sutil a tudo que acontecia), a atenção e simplicidade de Raíssa (que, como responsável pela organização do curso, dedicou tanto carinho a todos os cursistas, cuidando de todos os assuntos pontuais com a importância e urgência que tinham, não deixando ninguém sem resposta) e a troca de experiências e conhecimento entre todos, fizeram com que o que poderia ser considerado risco ou fraqueza no início se tornasse uma grande fortaleza. Aos poucos vimos que a soma de um mais um era muito maior do que dois… as conquistas que cada cursista foi alcançando, os desafios que foram sendo superados (tanto no curso como na vida pessoal), a confiança e a amizade que ficava cada vez mais fortalecida entre todas as pessoas do grupo, as trocas de experiência e as oportunidades que foram surgindo era muito maior do que a contribuição de cada um.

Todos os cursistas nos tocaram muito, cada um com seu jeito, sua história e sua conquista… Foram abertas escolas lindas em Belo Horizonte-MG e em Goiânia-GO, não só no aspecto físico com também no respeito à essência do método (falaremos mais sobre cada uma delas em breve!). Foram criados grupos de estudo relacionados ao Método Montessori em Vitória-ES e no Rio-RJ. Há cursistas se preparando para abrir escolas em outras cidades e regiões. Há uma cursista preparando todo processo para criar uma Escola Montessori para crianças de baixa renda, um projeto social lindo, que nos faz vibrar a cada conquista. Há cursistas sendo convidados para dar palestras, cursos, workshops… e assim vai! Aos poucos cada um está realizando seus sonhos, seus objetivos… e todos continuam fazendo parte da nossa rede… apoiando a estruturação e expansão das próximas turmas, o desenvolvimento de novos projetos e o fortalecimento da ABEM.

A turma de 2017 foi muito especial! O nosso desejo é que essa energia e esse grupo “contamine” os próximos cursistas que forem se juntando à nossa rede.

Imagem1Imagem2Imagem3

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s