Montessori, uma educação para o século XXI

Paula Lobato Armond

 

Garantir que as crianças desenvolvam as habilidades necessárias para ter sucesso na era digital é uma das questões mais importantes para a formação das novas gerações.

Uma pesquisa realizada pelo National Research Council, uma organização norte-americana que realiza pesquisas sobre temas importantes da sociedade para ajudar governos a desenharem políticas públicas, reuniu especialistas – educadores, psicólogos e economistas – para identificar o que se espera que os estudantes alcancem nos seus ciclos escolares, nos seus futuros trabalhos e em outros aspectos da vida. O resultado desse estudo foi publicado em 2012, dando origem ao conjunto de Habilidades e Competências para o Século XXI.

No texto de hoje, vamos destacar 4 habilidades, conhecidas como “The four C’s“: Critical Thinking (Pensamento Crítico), Collaboration (Colaboração), Creativity (Criatividade) e Communication (Comunicação).

Essas habilidades não podem ser ensinadas a partir da memorização e repetição, e sim por meio de experiências ricas de aprendizado que os inspirem a dominar essa prática ao longo do tempo.

Pensamento Critico

A Educação Montessori incentiva as crianças a desenvolver habilidades de pensamento crítico fornecendo-lhes materiais práticos e lógicos no processo de aprendizagem. Cada material montessoriano é especificamente projetado para isolar um conceito ou habilidade, e tem um controle inerente ao erro, que permite que a criança descubra o resultado do material e domine aquele conceito de maneira independente de um adulto.

Os aspectos autocorretivos dos materiais estimulam as crianças a organizar seu raciocínio, resolverem o problema de maneira clara e absorverem o conceito ou a área de habilidades no seu próprio ritmo. O papel do professor montessoriano é facilitar esse processo de aprendizagem e encorajar seus alunos a entender e controlar seus próprios erros. Essas habilidades de pensamento crítico estabelecem as bases para a solução de problemas, análise e tomada de decisão.

 

Colaboração

A Educação Montessori incentiva as crianças a desenvolver fortes habilidades sociais por meio de experiências interativas de aprendizado e brincadeiras cooperativas. Na sala de aula não há um material igual para cada criança (o material da criança), há diversos materiais diferentes e únicos que são utilizados por todos e que devem ser cuidados por todos, isso gera noções de respeito e de coletividade – as crianças precisam usar adequadamente o material, saber esperar quando outra criança está utilizando, colocar o material no mesmo lugar após utilizá-lo.

Salas multietárias garantem que as crianças sejam expostas a pares mais velhos e mais jovens, encorajando a aprendizagem imitativa, a tutoria entre pares e a colaboração em todas as áreas. Esta estrutura para o ambiente escolar leva ao desenvolvimento de uma comunidade harmoniosa para as crianças, criando um ambiente de aprendizagem adequado para sua formação individual e social.

 

Criatividade

De acordo com o processo de aprendizagem montessoriano, percebe-se que a criatividade não é considerada uma habilidade que pode ser ensinada, essa habilidade é tratada como fruto de um longo processo de desenvolvimento cognitivo. Esse processo começa quando a criança nasce e se desenvolve espontaneamente à medida que a inteligência da criança se estabelece ao longo do tempo.

O Método Montessori promove a criatividade proporcionando às crianças um ambiente que permita a liberdade dentro dos limites. Dentro desse espaço, as crianças se movimentam livremente, podem escolher os materiais que irão trabalhar e podem decidir os momentos de parar. O papel orientador do professor Montessori reduz a ansiedade e o medo de julgamento da criança, deixando espaço para exploração, concentração e aprendizado independente.

Regras claras, um forte senso de comunidade e orientação de apoio proporcionam às crianças o ambiente necessário para estimular a criatividade e permite que as crianças entendam seu mundo e se construam por meio da auto-expressão.

 

Comunicação

Em Montessori, o desenvolvimento de habilidades de comunicação é reforçado através da vida prática e programa de linguagem. Nas lições de vida prática, graça e cortesia, as crianças aprendem a modelar seus movimentos e a ser corteses e respeitosas com os outros. Todos os dias os alunos praticam boas saudações como “por favor” e “obrigado” e usam o contato visual ao falar.

O desenvolvimento do refinamento da comunicação desde os materiais sensoriais para compreensão dos símbolos, passando pelo registro do pensamento por meio de desenhos, que aos poucos vão sendo trabalhados e organizados a partir da utilização de diversos materiais que levam a criança ao domínio da leitura e da escrita.

O ambiente montessoriano favorece a inserção de novos formatos de linguagem às crianças desde os seus primeiros anos de vida – outros idiomas, outros códigos, como libras e até linguagem de programação.

 

O Sistema Montessori e a Era Digital

Desta maneira, como não se encantar com a educação montessoriana?

  • O ambiente preparado estimula a autodisciplina, a responsabilidade, a criatividade e a individualidade por meio da liberdade de escolha e do foco na independência da criança;
  • O papel orientador do professor Montessori incentiva os alunos a seguir suas paixões, aprender com seus erros e se automotivar;
  • As comunidades formadas em cada sala de aula (agrupamentos) estimulam a comunicação e as habilidades sociais ensinando às crianças o respeito por si mesmas e pelos outros;
  • Os materiais montessorianos ensinam as crianças a pensar criticamente e resolver problemas através da experiência e prática.

Há mais de 100 anos escolas montessorianas espalhadas por todo o mundo comprovam os resultados do método no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Aqui no Brasil, será que precisamos “reinventar a roda”? Ou podemos mergulhar nesse universo e nos dedicar a ir aprofundando nossos conhecimentos no Método Montessori para colocá-lo em prática nas nossas escolas?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s